domingo, 29 de maio de 2011

“A ORIGEM DO BATISMO”



1 - A ORIGEM DO BATISMO

O rito de lavar com água, simbolizando a purificação religiosa, ou consagração a Deus, era usado pelos israelitas com muita freqüência, pelas ordenanças bíblicas da Lei. Crêem muitos que no tempo de Cristo, e em tempos anteriores e posteriores, os prosélitos do Judaísmo eram batizados. Assim, quando João Batista foi enviado por Deus, a pregar o arrependimento a Israel, aplicava o batismo a todos que aceitavam a sua mensagem (João 1:33). Este era o "batismo de arrependimento", e não perdoava pecados, porque o doador do perdão ainda não tinha Se revelado, e mesmo após ter-Se revelado, o perdão dos pecados através do batismo, viria somente no Seu Nome, após a Sua glorificação (Luc. 24:45-47; At. 2:38). O Batismo de João continuou a ser praticado pelos seus seguidores, por algum tempo, mesmo após o nascimento da Igreja, no Dia de Pentecostes. Possivelmente, o batismo que os discípulos de Cristo praticavam (João 4:1,2) era uma seqüência do Batismo de João, pois alguns deles haviam seguido o Batista e agora eram discípulos do Senhor. Como símbolo (ou sombra), Israel foi batizado na nuvem e no mar (nuvem de fogo = batismo no Espírito Santo; mar = batismo nas águas).

2 - O SIGNIFICADO DO BATISMO:

2.1 - Em termos literais, a palavra vem do grego "baptizo", que quer dizer "mergulho ou imersão", e significa "morte, sepultamento e ressurreição", à semelhança da morte de Cristo (Rom.6:3):
a) morte = arrependimento;
b) sepultamento = batismo;
c) ressurreição = nova vida na fé do Evangelho).
O batismo nas águas é o "novo nascimento" no Reino de Deus. É a exigência primária para nos tornarmos "membros do corpo de Cristo" (João 3:3-5). É o rito iniciatório da Religião - Evangelho de Jesus Cristo (Mc. 16:15).
2.2 Através do batismo nas águas, "no nome de Jesus Cristo", temos a remissão dos pecados (Atos 2:38). O cristão, ao descer às águas batismais, estará ali deixando o "velho homem", remindo os seus pecados "EM NOME DE JESUS CRISTO" (Lucas 24:47; Atos 22:16; 1Joao 2:12);
2.3 O batismo nas águas é o "testemunho" da fé em Jesus Cristo: "Porque três são os que testificam na terra: O Espírito, a água e o sangue; e estes três são unânimes em propósito" (1Jo. 5:7,8):
a) o Espírito, na vivificação (regeneração) -Rom. 8:2,6 10,13; 1Cor. 15:45; 2Cor. 3:6);
b) a água, na lavagem do corpo para purificação (Ef. 5:26; Heb. 10:22; Tito 3:5; Joâo 3:5; 1Ped. 3:21);
c) o sangue, na expiação dos nossos pecados (At. 20:28; Heb. 9:22; 1Ped. 1:18,19).
Cristo considerou tão importante este ato, que Ele mesmo batizou-Se para nosso exemplo, e destaca: "...quem crer e for batizado, será salvo".

3. A FÓRMULA DO BATISMO: 

As Escrituras nos ensinam que há um só batismo (Ef. 4:5). Tendo sido o batismo bíblico realizado pelos apóstolos, em sua única fórmula, todas as vezes, "EM NOME DE JESUS CRISTO", e sendo a mensagem dos apóstolos, o fundamento da fé cristã (Ef. 2:20), todo crente em Jesus Cristo, deve compreender que o texto bíblico de Mateus 28:19 "Ide, ensinai, batizando em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo, foi uma ordem de Cristo aos discípulos, que necessitou de que o próprio Senhor Jesus lhes abrisse o entendimento para que compreendessem as Escrituras, isto é, para que entendessem que o Pai, e o Filho, e o Espírito Santo não são três pessoas, nem são três nomes, mas três títulos do Deus único, que tem um nome, a saber: "Jesus Cristo" (Lucas 24:45-49).

4. O BATISMO REALIZADO. 

Os apóstolos entenderam, e não erraram, nem desobedeceram ao Senhor Jesus, quando da realização do primeiro batismo, mas usaram "O NOME" que o Senhor lhes deu, o Único que pode salvar (Atos 4:12; Mat. 1:21; etc.). Os que argumentam que o batismo realizado por Pedro, em Atos 2:38, foi especificamente para os judeus, ainda não leram, ou negligenciam as demais Escrituras do Livro de Atos e das Epistolas, que nos informam que:
4.1 - Os samaritanos (At. 8:12-16);
4.2 - Os etíopes, através do eunuco (8:26-40);
4.3 - Os romanos (10:48); 4.4 - Os filipenses (16:31-33);
4.5 - Os efésios (19:5);
4.6 - Os corintios (1Co. 1:13-15),
4.7 - O apóstolo Paulo (At. 22:16), todos foram batizados "EM NOME DE JESUS CRISTO", e não na fórmula registrada por Mateus.
É importante observarmos que quando da realização dos batismos pelos apóstolos, o Livro de Mateus ainda não havia sido escrito, pois o mesmo deve ter sido escrito após o Ano 60d.C. Sendo os Livros de Lucas e Atos, da mesma época (aproximadamente), não faria sentido o registro por Mateus, no Cap. 28:19, a não ser para provar a "inspiração das Escrituras". Outro detalhe é que o apóstolo Mateus estava entre os doze presentes ao primeiro batismo (At. 1:13), e não se opôs à fórmula, ou nome usado pelo apóstolo Pedro, para batizar quase três mil almas. Ou aceitamos o Batismo Bíblico Apostólico, ou deixamos em dúvida a total inspiração das Escrituras Sagradas, ou ainda deixamos em dúvida a autoridade dos apóstolos, concedida por Cristo para abrirem "as portas do Reino dos céus", pela pregação do Evangelho, o que põe em risco a própria fé dos que não aceitam o batismo realizado por Pedro, dizendo que preferem crer nas palavras de Jesus, registradas por Mateus.

5. O QUE DIZ A HISTÓRIA DA IGREJA: 
Ao contrário do que afirmam os "teólogos" de nossa época, em seus livros de Doutrina, a História da Igreja prova que:
a) Entre os primeiros discípulos o batismo era, em geral, feito 'Em o Nome de Jesus Cristo'.
b) Não há menção ao batismo nos títulos, no Novo Testamento, a não ser no mandato atribuído a Cristo, em Mateus 28:19.
c) Os líderes cristãos do Século III continuaram a reconhecer a forma mais antiga e o batismo Em Nome de Cristo era considerado válido. (W.Walker, p.127) Todos os batismos realizados pelos apóstolos e pela Igreja Cristã, conforme as Escrituras, e segundo prova a História da Igreja, até cerca do ano 185d.C, foram "Em Nome de Jesus Cristo", e não na forma trinitária. A doutrina da Trindade, que divide o eterno e indivisível Deus, em três Pessoas, foi introduzida na Igreja Cristã pelos chamados "pais da Igreja": Tertuliano, Cipriano, Atanásio e outros, entre 185 a 250d.C., e oficializada pelo primeiro Papa-Imperador Constantino, no Concilio de Nicéia, no ano 325d.C. Tertuliano tornou-se o "pai da doutrina da Trindade", como também o pai do têrmo "católica" para a Igreja, para dar-lhe o sentido de "universal". Foram esses mesmos teólogos que mudaram a fórmula batismal bíblica apostólica "Em Nome de Jesus Cristo", para uma fórmula que viesse satisfazer os seus conceitos pagãos. Infelizmente, os defensores da verdade da Unicidade de Deus e do Nome de Jesus cristo (Noelio, Sabelio, Calixto e outros), foram tachados de hereges, perseguidos, excomungados, e até martirizados. E embora tenham se passado tantos séculos, os "teólogos" cristãos de hoje nada tem feito pela verdade da Palavra de Deus, preferindo se acomodarem sobre uma doutrina padrão da Igreja Católica Romana. 

BATIZAMOS EM NOME DE JESUS CRISTO, PORQUÊ:

 a) Este é o único batismo bíblico, e somente no Nome de Jesus Cristo há perdão para os nossos pecados, e em nenhum outro nome há salvação. (Luc. 24:47; 1João 2:12; Atos 4:12);
b) Aquele que nasceu de novo, tornou-se filho de Deus, deve aceitar o nome do Pai através do batismo, para se tornar herdeiro.
c) Jesus Cristo é o nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo (Is. 7:14; Mat. 1:23; João 17:6,12).
d) Jesus Cristo não é a segunda Pessoa. Ele é o Primeiro e o Último, o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim, aquele que era, e que é, e que há de vir, o Todo-Poderoso!

Prepara-te, Israel, para te encontrares com o teu Deus! Prepara-te, Igreja, para te encontrares com o teu Senhor, Jesus Cristo, o verdadeiro Deus e a Vida eterna!

Fonte: http://www.igrea.org.br/textos/0001.html

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